PĂNDULO DIONĂSIO E APOLO
- Etec de Ibitinga
- 9 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022

DATA: 09/04/2021 - As Escolas LiterĂĄrias (ou Movimentos LiterĂĄrios) alternam, durante o passar do tempo, entre duas linhas de pensamento e estilo distintas, a linha DionisĂaca (derivada do nome do deus grego DionĂsio) e ApolĂnea (derivada do nome do deus grego Apolo), vamos conhecer um pouco sobre elas.
ORIGEM
A origem dos conceitos ApolĂneo e DionisĂaco Ă© comumente associada ao filĂłsofo alemĂŁo Friedrich Nietzsche (que aparecem em seu livro O Nascimento da TragĂ©dia de 1872), porĂ©m os termos jĂĄ haviam sido utilizados anteriormente no pensamento alemĂŁo, como pelo poeta Hölderlin e pelo historiador Winckelmann. Nietzsche falava em seu livro dos Kunsttriebe ("impulsos artĂsticos") ApolĂneo e DionisĂaco (que podem ser ampliados a outras formas de expressĂŁo artĂsticas).

DIONISĂACO
O nome tem origem no deus grego DionĂsio (ou Baco, entre os romanos), que segundo a mitologia era filho do deus Zeus com a princesa humana SĂȘmele, era o deus do Vinho, representava os ciclos vitais, as festas, o caos e a loucura, estava ligado a origem do teatro grego.

JĂĄ para Nietzsche, a visĂŁo DionisĂaca era caracterizada por uma postura emocional, instintiva, subjetiva, obscura, idealista, que se associava ao gĂȘnero lĂrico.
APOLĂNEO
O nome tem origem no deus grego Apolo (ou Febo, entre os romanos), que segundo a mitologia era filho dos deuses Zeus e Leto, irmĂŁo gĂȘmeo de ArtĂȘmis (deusa da caça e da Lua), e que por sua vez era o deus do Sol e representava a perfeição, a beleza, a razĂŁo, o equilĂbrio e a harmonia.

Segundo Nietzsche a visĂŁo estĂ©tica ApolĂnea caracteriza-se pela ĂȘnfase a uma postura objetiva, lĂłgica, racional, clara, analĂtica, baseada no mundo real, que ele associava aos gĂȘneros literĂĄrios dramĂĄtico e Ă©pico.
PĂNDULO LITERĂRIO
EntĂŁo, ao olharmos as Escolas LiterĂĄrias, ao longo de seu percurso histĂłrico, poderemos observar uma alternĂąncia, como num pĂȘndulo de um relĂłgio, os autores ora adotando uma visĂŁo analĂtica e objetiva, ApolĂnea, ora uma visĂŁo emocional e subjetiva, DionisĂaca.
PorĂ©m Ă© preciso levar em conta que estes ciclos de pensamento e estilo por vezes geram movimentos com caracterĂsticas que sĂŁo mais Ăłbvias e claras, contudo, nos momentos de transição entre estes movimentos, estas caracterĂsticas sĂŁo mais difusas, sendo portanto difĂcil de encaixar as escolas destes momentos em um estilo apolĂneo ou dionisĂaco, por exemplo, o RococĂł carrega consigo ainda um pouco do que foi o Barroco (DionisĂaco) e traz algumas caracterĂsticas do que virĂĄ a ser o Arcadismo (ApolĂneo).

FONTES:
âą DisponĂvel em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%ADneo_e_Dionis%C3%ADaco> Acesso em 23.02.2021;